fbpx

PROFISSÃO CORREDOR: COMO SER UM CORREDOR DE RUA PROFISSIONAL?

Uma pequena minoria possui a corrida como seu ganha-pão e sabe como é ser um corredor de rua profissional. Diferente do amador que corre apenas pelo prazer do esporte, trabalha normalmente durante a semana e treina nas horas vagas.

 

Mas para ter uma vida como essa, como ser um corredor de rua profissional, não é tão simples como pode parecer.

Treino na pista

Todos os grandes atletas de fundo que são excelentes maratonistas iniciaram na pista. Os atletas de meio-fundo geralmente começam com 600 m e vão evoluindo até 3.000 m. Já os fundistas se dedicam a corridas de 5.000 m e para cima até chegar à maratona.

Condição genética e psicológica

Se você quer saber como ser um corredor de rua profissional, saiba que muito mais
do que gostar de correr, ter uma genética que te favoreça faz uma grande
diferença, como explica o professor velázquez.

 

ISSO INCLUI: 

  •  Ter uma musculatura com predominância de fibras do tipo 1, de contração lenta e que permitem um alto consumo de o² e são mais resistentes à fadiga;
  • Ser capaz de ter um consumo alto de o² durante o exercício físico, ou seja ter um vo2 alto;
  • Possuir uma alta concentração de células vermelhas no sangue, pois elas ajudam o transporte de o² no sangue favorecendo na hora da corrida.

Respeitar as etapas de desenvolvimento

A idade de início é um pouco controversa, existem atletas que iniciaram na corrida com 15 e 16 anos e outros com 17 e 18 anos. Quanto mais cedo uma pessoa começa a praticar atividades esportivas como, neste caso, o atletismo, maior é a possibilidade de ter um bom rendimento no futuro.

Equipe de profissionais de excelência

Embora muitos falem que a corrida é um esporte individual, a verdade é que nenhum corredor de rua conquista bons resultados sozinho. Ter uma equipe interdisciplinar é fundamental para chegar e permanecer no alto rendimento. Isso diz respeito a ter ao seu lado ótimos profissionais.

Tempo para treinar

Um dos pontos mais importantes em saber como ser um corredor de rua profissional é ter tempo para dedicar ao esporte. Para ser um atleta de alto rendimento é necessário treinar de manhã, de tarde e à noite.

Dificilmente alguém que é um trabalhador comum e treina apenas nas horas vagas vai chegar a um padrão de atletas olímpicos outra parte importante que diz respeito ao tempo é respeitar o descanso. Pois ele é fundamental e é nele que o verdadeiro treino acontece.

IMPORTÂNCIA DE PEGAR LEVE NA RETOMADA AOS TREINOS E FAZER CHECK-UP APÓS COVID19

Por Larisse Sousa, Atleta natural da cidade de Caxias/MA

Por Larisse Sousa, Atleta natural da cidade de Caxias/MA

SAIBA MAIS...
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp