fbpx

Xixi no lugar errado: e agora o que fazer?

A primeira coisa que você precisa ter em mente quando o seu cachorro fizer xixi no lugar errado é que a culpa não é dele. Ele não sabe onde pode ou não fazer, a não ser que você o ajude a perceber isso. 

Se você mantém o banheirinho de casa limpo, sempre sequinho, longe da comida e da água, leva ele para passear com frequência, delimitou o espaço em que ele circula, mas mesmo assim o seu cão ainda faz xixi no lugar errado, pode ser por um dos fatores que listarei a seguir:

Punição

Quando eu falo sobre isso, não quero dizer apenas agressão física, mas também bronca, cara feia e elevação de voz. O seu cãozinho não entende que fez algo errado, pelo contrário, já que fazer xixi é algo realmente prazeroso e alivia o desconforto como se fosse uma auto recompensa.

Se você brigar com ele, muito provavelmente vai assustá-lo e em vez dele entender que a bronca é por ter feito xixi no lugar errado, ele vai achar que é por ter feito na sua frente e começará a fazer escondido. Justamente por isso você deve encontrar xixi atrás do sofá ou em outros locais “surpresas”. Entenda que ele não está te provocando, só tem medo de ser punido novamente.

Sem punições.

Punição é a pior alternativa para corrigir o problema de educação sanitária do seu cão. Em vez de brigar, controle o ambiente para não haver o erro.

Dessa maneira, o que você pode fazer de melhor é não focar no local errado e sim explicar através de treinos o que quer que o seu cão faça. 

“Ah, mas eu sempre ouvi que esfregar o focinho dele no xixi funciona”. Isso está ERRADO. Repito: as formas de punição só vão atrapalhar e impedir que o cão aprenda a fazer xixi no local correto.

Se esfregar o focinho funcionou para algum cachorro, é porque provavelmente ele foi fazer xixi em um local longe como no fundo do quintal, onde, por sorte, era o lugar que você queria. Tudo isso, com medo de você.

Em resumo, para que o seu cão não faça xixi no lugar errado, você precisa parar de dar broncas, eliminar as chances dele errar e assumir as suas responsabilidades pelo comportamento do cão, o mais importante, quando ele acertar, dê muitas recompensas, que podem ser petiscos, carinho ou algo que ele goste muito

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp